quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Verde

O verde é uma cor-luz primária e uma cor-pigmento secundária composta pelo ciano e amarelo. Está aproximadamente na faixa de freqüência 550 nm do espectro de cores visíveis.

Verde também representa a luta no mundo de movimentos de proteção ao meio-ambiente. No Brasil existe um partido político representante que é o PV (Partido Verde).

Num semáforo, a cor verde geralmente representa "siga em frente" ou "passagem livre".

Fonte: Wikipédia

Amarelo

O amarelo é uma cor-pigmento primária e cor-luz secundária, resultado da sobreposição das cores vermelha e verde. Encontra-se entre as faixas 565 nm e 590 nm do espectro de cores visíveis.

Fonte: Wikipédia

Laranja

A Cor laranja, cor-de-laranja, cor de abóbora ou simplesmente laranja ou abóbora, é uma cor terciária, pelo vermelho e o amarelo (uma primária e outra secundária, dependendo do caso) que, no espectro visível, tem um comprimento de onda aproximado de 620-585 nanómetros. Tem a mesma cor da fruta que lhe dá o nome.

É uma cor viva que geralmente é associada a euforia, uma disposição enérgica e muito usada para chamar a atenção. Estudos indicam que a cor laranja em um ambiente pode deixar as pessoas do recinto eufóricas. A cor laranja foi escolhida pelas Forças Armadas dos Estados Unidos como a cor a ser usada para coletes salva-vidas por ser muito visível e contrastante com a cor do mar, mesmo à noite, e também por ser uma cor pouco comum na natureza.

Algumas coisas que têm cor laranja: laranja (fruta); chama, fogo, ou brasa em madeira; mel silvestre olhado contra a luz, abóbora, etc.

Fonte: Wikipédia

Vermelho

O vermelho (do latim vermillus – "vermezinho": a cochonilha) é a cor do sangue, sita no limite do visível do espectro luminoso (abaixo deste comprimento de ondas, o infravermelho, não é mais perceptível pela visão humana). Também é conhecida como escarlate ou encarnado. É cor-luz primária e cor-pigmento secundária, resultante da mistura de amarelo e magenta.

  • O prefixo grego para vermelho é Eritro.

Definição

A cor é uma percepção visual provocada pela ação de um feixe de fotons sobre células especializadas da retina, que transmitem através de informação pré-processada no nervo óptico, impressões para o sistema nervoso.

A cor de um material é determinada pelas médias de frequência dos pacotes de onda que as suas moléculas constituintes refletem. Um objeto terá determinada cor se não absorver justamente os raios correspondentes à frequência daquela cor.

Assim, um objeto é vermelho se absorve preferencialmente as frequências fora do vermelho.

A cor é relacionada com os diferentes comprimento de onda do espectro eletromagnético. São percebidas pelas pessoas, em faixa específica (zona do visível), e por alguns animais através dos órgaos de visão, como uma sensação que nos permite diferenciar os objetos do espaço com maior precisão.

Considerando as cores como luz, a cor branca resulta da sobreposição de todas as cores, enquanto o preto é a ausência de luz. Uma luz branca pode ser decomposta em todas as cores (o espectro) por meio de um prisma. Na natureza, esta decomposição origina um arco-íris.

Fonte: Wikipédia

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Inverno


Inverno é mais fria estação do ano. No hemisfério norte, se inicia por volta de 21 de dezembro, no solstício de inverno, e termina em 21 de março, no equinócio de primavera. Já no hemisfério sul, o inverno se inicia em 21 de junho e termina em 23 de setembro. Na mitologia grega, Zeus ordenou que Perséfone, sua filha com Deméter, ficasse seis meses com sua mãe e seis meses com Hades, o deus da escuridão. Deméter teria se entristecido, e por causa desses períodos em que ficaria longe de sua filha, teria se originado o outono e o inverno. Em certos períodos do movimento de translação, alguns pontos da Terra ficam bem próximos ao sol, em contrapartida, outros ficam mais distantes. Na parte que está mais próxima do sol, é verão; na mais distante, inverno. Por esse motivo, nenhuma estação pode ocorrer simultaneamente em dois pólos da Terra. Caricteristicas principais:
  • No inverno os dias são mais curtos e as noites mais compridas.
  • No inverno a gente precisa se agasalhar mais.
  • No inverno pode acontecer a formação da geada e da neve.
  • As pessoas gostam mais de ficar em casa perto do fogão a lenha ou da lareira.
  • O inverno, para nós aqui no Brasil, começa por volta do dia 21 de junho.
Fontes: Google e Brasil Escola

Outono


O outono é a estação que marca a transição entre o verão e o inverno. Ela se inicia entre 22 e 23 de setembro no hemisfério norte e entre 20 e 21 de março no hemisfério sul. O horário de início da estação é definido pelo instante em que o Sol atinge o Zênite de um ponto situado no Equador, de forma que a área iluminada pelo Sol seja igual nos dois hemisférios. Por ser uma fase de transição entre o verão e o inverno, o outono apresenta características de ambas as estações: redução de chuvas, mudanças bruscas no tempo, nevoeiros em algumas regiões, entre outras. No Brasil, os índices pluviométricos durante o Outono variam geralmente entre 150 a 400 mm. Em virtude da entrada de frentes frias, as temperaturas no país são mais amenas nessa estação; as mínimas variam entre 12ºC a 18ºC e as máximas oscilam entre 18ºC e 28ºC. Principais caracteristicas:
  • No outono as folhas começam a cair.
  • Os dias começam a ficar cada vez mais curtos e as noites vão aumentando.
  • O outono, começa no Brasil aproximadamente no dia 21 de março.
Fontes: Google e Brasil Escola

Primavera


Primavera é a estação do ano que sucede o inverno e antecede o verão. No hemisfério norte, a estação é denominada “Primavera Boreal”, que se inicia em 20 de Março e termina em 21 de Junho. No hemisfério sul, a mesma é chamada de “Primavera Austral”, iniciando em 23 de Setembro e terminando em 21 de Dezembro. Se olharmos sob o ponto de vista astronômico, a primavera se inicia nos equinócios de Setembro (Sul) e Março (Norte) e termina nos solstícios de Dezembro (Sul) e Junho (Norte). Principais caracteristicas:
  • A primavera é a estação das flores e as árvores e plantas, começam a ficar verdes.
  • Os dias começam a aumentar e as noites ficam mais curtas.
  • Para nós aqui do Brasil, a primavera começa por volta do dia 21 de setembro.
  • No dia em que começa a primavera, comemoramos o dia da árvore.
Fontes: Google e Brasil Escola

Verão


O verão é uma das quatro estações do ano, seu início é com o Solstício do Sol (aproximadamente 21 de Junho no Hemisfério Norte e 21 de Dezembro no Hemisfério Sul), e finda com o Equinócio de Outono (23 de Setembro no Hemisfério Norte e 21 de Março no Hemisfério Sul). Porque no verão chove mais que outras estações?
O Verão é marcado por intensas chuvas, principalmente em regiões com o Clima acentuado, ou seja, bem definido. Por possuir dias quentes, a tendência é acontecer evaporação da águas e com isso acontecer a precipitação, ou seja, a formação das nuvens de chuva. Suas principais caracteristicas são:
  • O verão é estação do calor, das férias, de ir para o rio ou para a praia.
  • No verão os dias são mais compridos do que as noites.
  • O verão começa para nós aqui do Brsil, no dia 21 de dezembro.
  • No verão as pessoas usam roupas mais leves para suportar o calor.
Fontes: Google e Brasil Escola

Definição

O período de um ano é marcado por modificações climáticas que ocorrem periodicamente. Tais modificações não ocorrem por acaso, elas são causadas pela inclinação da Terra (cerca de 23º) em relação ao Sol que permite o recebimento de irradiação solar em uma região e a ausência da mesma em outro local. Essas modificações ocorrem sempre no mesmo período do ano, mas são definidas a partir dos fenômenos solstício e equinócio. O solstício ocorre quando a Terra se afasta da linha do equador enquanto o equinócio é um momento em que o Sol cruza a linha do equador. Essas mudanças recebem uma nomenclatura respectiva de acordo com o seu período: primavera, verão, outono e inverno.

Fonte: Alunos Online