sábado, 4 de julho de 2009

Cher





Cherilyn Sarkisian LaPiere (El Centro, Califórnia, 20 de maio de 1946) é uma cantora, atriz, produtora, diretora, escritora, compositora, dançarina e apresentadora norte-americana. Entre as várias realizações em sua carreira musical, cinematográfica e televisiva, Cher, como é conhecida artisticamente, é vencedora de um Emmy, um Grammy, três Globos de Ouro e um Óscar.
Cher começou sua carreira em 1962, integrando ao lado do marido a dupla
Sonny & Cher. Nos anos 1960, tornou-se o ícone feminino máximo da cultura hippie, popularizando modelos como a minissaia e a calça boca-de-sino. Em 1970 partiu para a carreira solo, lançando até os dias de hoje mais de 25 álbuns e 96 singles e vendendo aproximadamente 175 milhões de álbuns solo e 150 milhões com o marido Sonny Bono, totalizando 325 milhões de cópias vendidas. De acordo com o Guiness Book of Records, Cher é a cantora que mais vendeu na história da música, além de deter o recorde de cantora mais rica do planeta com uma fortuna pessoal avaliada em US$ 1 bilhão de dólares. Ainda segundo o Guiness Book of Records, sua turnê de 2002, Farewell Tour, é a turnê mais lucrativa da história. Em 2001, a revista Billboard listou Cher como a Maior Cantora de Todos os Tempos, e o canal VH1 elegeu Cher a terceira Maior Atriz da História de Hollywood e a vigésima sexta Mulher Mais Sexy do Mundo.
Cher se tornou apresentadora de TV no início dos anos 1970, e o programa de auditório estrelado por ela,
The Cher Show, faturou mais de 15 indicações ao Emmy. Na década de 1980 voltou-se para o cinema. Em 1985, venceu o prêmio de Melhor Atriz do Festival de Cannes, e em 1987 ganhou o Globo de Ouro e o Óscar de Melhor Atriz por sua atuação em Moonstruck (Feitiço da Lua). Nos anos 1990 lançou o álbum Believe e conquistou os recordes de single mais vendido e música de maior audiência nas rádios da história. Cher tem ainda 16 hits na primeira posição do Billboard Hot 100, além de 48 canções no Top 40.
Em suas quase cinco décadas de carreira, Cher tornou-se o ícone máximo da cultura pop, sendo considerada pela revista
People a Artista Feminina Mais Bem Sucedida de Todos os Tempos. É também vencedora do WMA, do Bambi e do Billboard Music Awards na categoria de Maior Cantora da História. Cher também é conhecida por suas inúmeras polêmicas, como as tatuagens que tem espalhadas pelo corpo, a exploração da sensualidade em fotos e videoclipes e as perucas e roupas que usa em seus shows. No mundo da moda, Cher é referência entre cantoras como Madonna, Britney Spears e Kylie Minogue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário